4.1.2. Gestão dos projetos no Serviço das Publicações
O papel dos gestores de projeto consiste na preparação tipográfica do manuscrito, e o gabinete de criação gráfica pode igualmente realizar projetos e maquetas para alguns projetos.
Intervenção dos gestores de projeto
folhetosOs gestores de projeto efetuam a preparação tipográfica do manuscrito. As indicações tipográficas, a escolha dos caracteres, a determinação dos formatos e a planificação dos prazos devem corresponder aos dados que figuram nos contratos‑quadro, nos concursos e nas notas de encomenda.
Os gestores de projeto verificam os identificadores [ISBN, ISSN, DOI (ver o ponto 4.4)], bem como o número de catálogo do Serviço das Publicações.
A capa deve ser preparada com especial atenção; se a espessura o permitir, o título deve ser inscrito na lombada da obra.
A ordem de impressão é dada após a verificação, em especial, das páginas liminares (título, copyright, índice, etc.). Deve ser dada exclusivamente por escrito à tipografia e comportar os seguintes pontos:
- título da publicação,
- indicação da língua ou das línguas de publicação,
- tiragem,
- características principais,
- prazo(s) de entrega, incluindo as indicações relativas às entregas por conta e às entregas parciais,
- local/ais de entrega, com eventual discriminação.
Grafistas
O gabinete de criação gráfica realiza projetos e maquetas para cartazes, folhetos, capas e páginas‑modelo, os quais podem ser apresentados aos autores antes da composição propriamente dita.
Os grafistas podem igualmente participar no desenvolvimento das identidades visuais (logótipos, gráficos, etc.) e na conceção gráfica dos sítios Web (apresentação visual, faixas, etc.).