5.1.1. Componentes da capa
Cada uma das quatro páginas da capa tem componentes distintivos.
Ver também o A quick reference guide.
Cada uma das quatro páginas da capa tem componentes distintivos.
Na página I figura o nome e o emblema do editor científico, o título da obra e, se for o caso, o subtítulo e o nome do autor (nomeadamente no caso de coedições); podem figurar igualmente o número do volume, para uma obra com vários volumes, e o título da coleção ou da série, bem como o número de ordem da obra:
- o título da obra: deve ser breve, incisivo, significativo e idêntico ao da página de rosto. Nos relatórios anuais ou de um estudo relativo a um período determinado, a indicação do ano ou do período faz parte integrante do título ou do subtítulo,
- o subtítulo: completa o título da obra e apresenta‑se em caracteres mais reduzidos que os do título,
- o emblema do editor científico: deve figurar apenas na página I da capa,
- o nome de autor: se figura na página I da capa, deve igualmente figurar na página de rosto,
NB:
A designação de uma direção‑geral de uma instituição ou de um órgão não pode em caso algum ser mencionada na página I da capa, exceto nos casos do Eurostat e do Serviço das Publicações. Em contrapartida, pode ser inserida na página de rosto.
- o número do volume: caso se trate de vários volumes, é preferível numerá‑los com algarismos romanos.
A página II ficará em branco.
Na página III figura uma nota informativa.
Da página IV consta o preço de venda — sendo caso disso — e o logótipo do Serviço das Publicações, bem como o número internacional normalizado dos livros (ISBN) e o número de catálogo:
- o preço de venda: o preço de base de cada publicação é fixado em euros. Todos os preços impressos nas capas das publicações e nos catálogos são referidos como segue:
Preço no Luxemburgo (IVA excluído): … EUR
- o logótipo do Serviço das Publicações: encontra‑se na parte inferior da página IV da capa. O nome «Serviço das Publicações da União Europeia» figura numa das línguas da UE para as versões unilingues e em várias línguas para as versões multilingues.
Normas específicas para as publicações periódicas ou em série
Numa publicação em série, o ISSN (Número Internacional Normalizado das Publicações em Série) vem juntar‑se aos elementos apresentados acima. É impresso no canto superior direito da página I.
Algumas publicações periódicas não têm capa. A página I ostenta, em suplemento, o número e o ano de publicação. Noutros casos, as páginas II e III são utilizadas para apresentação do sumário. É desejável que o ano de publicação corresponda ao ano civil.
No topo da página I encontra‑se o ISSN; na página IV figuram os preços (preço de assinatura e preço por número), o número de catálogo, bem como o logótipo do Serviço das Publicações.
Página I da capa

1. ISSN
2. Título da obra
3. Ano
4. Emblema europeu
5. Editor científico
Página III da capa (nota informativa)
Página IV da capa
1. Número de catálogo
2. Logótipo do Serviço das Publicações
3. ISBN
4. Preço de venda