5.4.1. Declaração de direitos de autor (revisão integral)

A declaração de direitos de autor informa o leitor de que uma obra está protegida por direitos de autor. Deve indicar o titular dos direitos de autor da obra, o ano da sua publicação, se a reutilização é autorizada e, em caso afirmativo, em que condições.

A declaração de direitos de autor informa o leitor de que uma obra está protegida por direitos de autor. Deve indicar o titular dos direitos de autor da obra, o ano da sua publicação, se a reutilização é autorizada e, em caso afirmativo, em que condições. Além disso, numa declaração de direitos de autor bem redigida e completa, é fundamental reconhecer os conteúdos pertencentes a terceiros incluídos na publicação.

Normalmente, uma declaração de direitos de autor é composta por três elementos:

  • o símbolo «©» ou a expressão «Direitos de autor» para indicar a proteção dos direitos de autor,
  • o nome do titular dos direitos de autor,
  • o ano da primeira publicação da obra.

© [nome do titular dos direitos de autor], [ano da primeira publicação]
por exemplo:
© União Europeia, 2022

Menção da autoria

O artigo 18.º do Estatuto dos Funcionários estabelece que os direitos de autor sobre qualquer trabalho efetuado pelos funcionários da UE no exercício das suas funções pertencem à União Europeia (ou à agência em causa, etc.). No entanto, em alguns casos, os serviços titulares dos direitos de autor podem exigir que os funcionários sejam mencionados individualmente nas publicações de obras da sua autoria. É o que acontece, por exemplo, quando as publicações incluem opiniões dos autores e nas publicações e artigos científicos publicados em revistas jurídicas. Nestes casos, é aconselhável incluir uma declaração de exoneração de responsabilidade (ver ponto 5.4.4):

Autor: [nome da pessoa]

Este preceito não se aplica às publicações dos serviços titulares dos direitos de autor feitas no âmbito das suas competências institucionais.

Ano

A duração da proteção dos direitos de autor sobre uma publicação da UE numa determinada língua começa a contar na data da sua produção. Se uma obra for publicada em várias línguas em diferentes anos, cada versão linguística deve indicar o ano da sua publicação.

Em caso de reimpressão, a declaração de direitos de autor mantém-se inalterada. No entanto, no caso de novas edições, que constituem novas publicações, a data da declaração de direitos de autor deve corresponder ao ano de publicação da nova edição.

Quando o suporte de uma publicação é alterado (por exemplo, de papel para livro eletrónico), se não tiverem sido efetuadas alterações, o ano da edição é o mesmo que o da edição original. Se forem efetuadas alterações substanciais, é publicada uma nova edição e a data da declaração de direitos de autor deve corresponder ao ano de publicação da nova edição.

Trabalho com contratantes externos

Os direitos de autor sobre publicações produzidas por um contratante externo pertencem à União Europeia se o contrato previr a transferência dos direitos de autor sobre os resultados para a União Europeia. No caso da Comissão, por exemplo, é esta a prática corrente quando é utilizado um modelo de contrato da Direção-Geral do Orçamento1.
tip:

Caso tenha questões, pode contactar o serviço responsável pelos direitos de autor no Serviço das Publicações (OP-COPYRIGHT@publications.europa.eu).