9.3. Números de telefone
Por uma questão de simplificação, as autoridades da UE decidiram‑se por uma apresentação uniforme dos números de telefone em todas as línguas da UE.
As formas de escrever os números de telefone são regidas por várias normas internacionais emitidas pela União Internacional das Telecomunicações (em especial as recomendações UIT‑T E.122, E.123 e E.126).
Na prática, contudo, estas normas levantam várias dificuldades, nomeadamente as que se referem às formas recomendadas de apresentação. Por uma questão de simplificação, as autoridades da UE decidiram‑se por uma apresentação uniforme em todas as línguas da UE, de acordo com os seguintes princípios:
- indicar o número na sua forma internacional,
- antepor ao indicativo internacional do país um sinal mais («+», sem espaço a seguir), que indica a necessidade de acrescentar o indicativo para chamadas internacionais,
- após o indicativo internacional do país e um espaço, o número completo, incluindo o indicativo regional, se existir, é apresentado num único bloco:
+33 140633900
- o número de eventual extensão deve ser separado do número principal por um hífen. Não se deve apresentar os algarismos de um número de extensão aos pares. Devem ser indicados num único bloco:
+32 222020‑43657
Para uma chamada telefónica nacional, o número internacional deve ser alterado de acordo com as mais recentes normas em vigor para comunicações telefónicas no país (por exemplo, incluir um indicativo local entre o código internacional de país e o número de telefone propriamente dito). Para obviar às diferentes disposições nacionais e à sua evolução constante, os números de telefone são sempre apresentados no seu formato internacional nas obras das instituições e órgãos da União Europeia.
Números de telefone agrupados
Ao indicar mais de um número de telefone, deve‑se separá‑los com uma barra oblíqua precedida e seguida de um espaço:
+33 140633900 / 140678900 / 140123456
Ao indicar números consecutivos de forma abreviada, usar a barra oblíqua sem espaços. Usar um hífen para indicar o início da parte variável do número de telefone, seguindo o mesmo princípio das extensões (ver o quarto travessão acima):
+33 1406339‑00/01/02
Fórmulas introdutivas
Enumeram‑se a seguir as fórmulas introdutivas que devem ser utilizadas:
- «tel.» (com ponto final, mas sem dois-pontos),
- «fax» (sem ponto final e sem dois-pontos),
- «telex» (sem dois-pontos),
- «Tlm.» ou «tlm.» (com ponto final, mas sem dois-pontos).
Pode também ser utilizado um símbolo gráfico:
+33 1406339‑00/01/02
Não utilizar o termo «GSM» para «telemóvel». GSM é apenas uma das várias normas existentes (GPRS, UMTS, etc.).
Excecionalmente, o número de telefone de Europe Direct mantém‑se com a seguinte apresentação (normalmente no verso da página de título da publicação):
00 800 6 7 8 9 10 11